Conteúdo

O workshop abordará questões como:

 

  • Como se (re)fazem, como se (re)constróem, como se (re)negoceiam  conceitos de identidade nacional própria e alheia, portuguesa ou alemã respetivamente, em tempos de mudanças e de crises económicas e culturais a nível global ?
  • Qual é - nesse processo - o papel da Europa como elemento unificador de identificação? Qual é  o papel das regiões e do passado político como mitos para a construção de “sentido“?
  • Como se reflete essa construção de identidades no discurso literário?
  • Quais são as consequências socio-culturais (migração, escolha de estudos profissionais e universitários, ensino de línguas) e sócio-linguísticas (contato de línguas) produzidas pelo desenvolvimento europeu na última década? 

 

O núcleo do workshop é constituído por uma sequência de seminários interculturais (inicialmente concebidos para um Curso de Verão na Universidade do Minho, em Braga, em 2013). Estes seminários serão acompanhados por palestras tematicamente complementares de docentes e sobretudo de alunos de Vila Real, de Chemnitz e de Leipzig, criando-se dessa forma, um „seminário conjunto em bloco“ que quer servir como plataforma de informação para alunos interessados das duas Universidades alemãs participantes.

Estão convidados para assistirem não só alunos do Mestrado como sobretudo alunos da Licenciatura do 1°ao 6° semestre.

Os alunos podem simplesmente "dar uma olhada" e assistir a uma ou duas palestras. Podem também, se quiserem, adquirir créditos ou inspirar-se para um tema de tese de licenciatura, p.ex.

 

Um dos objetivos  desejáveis do encontro seria formarem-se „tutelas sanduíche“ luso-alemãs de teses semestrais ou finais para alunos de Leipzig e/ou de Chemnitz.

 

As línguas de trabalho serão o português e o alemão.  --> ver programa

 

Institut für Romanistik

Workshop für Studierende

9. bis 11. Dezember 2013 

Seminargebäude am Augustusplatz

2. Etage / Raum 202